Dom José Francisco Falcão de Barros
reflete o Salmo 3, versículos 3 e 4. Cita Santo Agostinho e Teodoro de Mopsuestia:

“Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!”
Salmo 3,3

“‘Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!’ É óbvio que não o matariam se não houvessem perdido a esperança de que ele ressuscitaria. Em tal sentido são válidas as palavras: ‘Se és Filho de Deus, desce da cruz’ (Mt 27, 40) e: ‘A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!’ (Jo 27, 42). Nem Judas, portanto, o trairia, se não fosse do número dos que desprezaram a Cristo, dizendo: ‘Para ele não há salvação junto de Deus’”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 3, 2

“Mas vós, Senhor, para mim sois um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça”
Salmo 3,4

“‘Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo’. Dirige-se a Deus, enquanto homem, porque o Verbo se fez carne assumindo a natureza humana. ‘Minha glória’. Declara também que Deus é sua glória, aquela que o Verbo recebeu de tal modo que, com ele, se tornasse Deus. Aprendam os soberbos que não ouvem de bom grado que se lhes pergunte: ‘Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que haverias de te ensoberbecer como se não tivesses recebido?’ (1Cor 4, 7). ‘Vós me levantais a cabeça’. “A meu ver, cabeça é aqui o espírito humano, chamado, com justeza, cabeça da alma, a qual aderiu e se uniu a excelente supereminência do Verbo, que assumira a natureza humana, de tal sorte que não foi deposta nem diante da grande humilhação da paixão”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 3, 3

“A força de um espírito inabalável que é submetido fortemente à prova nas adversidades deve ser admirada, porque, quando possui a esperança não cede, mesmo nas maiores angústias. Eu afirmo que esses que zombam dizem isso para aumentar a minha pena. Eu não deixarei de esperar naquilo em que acreditei, porque tu, Senhor, és o socorro das minhas ações. Tu proteges o meu caminho do perigo do mal. Tu restabeleces a minha honra e o meu valor”
Teodoro de Mopsuestia (350-428)
Comentário aos Salmos, 3, 5

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.