Dom José Francisco Falcão de Barros
reflete o Salmo 2,7-9 e cita textos de Santo Agostinho, Orígenes, Atos dos Apóstolos 13,32-33, Hebreus 1,1-5 e 5,5 e João 12,32:

“Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, eu hoje te gerei”
Salmo 2,7

32 “Nós vos anunciamos: a promessa feita a nossos pais, 33 Deus a tem cumprido diante de nós, seus filhos, suscitando Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu Filho, eu hoje te gerei'” (Sl 2,7).
Atos dos Apóstolos 13,32-33

1 “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 2 Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 3 Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, 4 tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. 5 Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: ‘Tu és meu Filho; eu hoje te gerei’ (Sl 2,7)? Ou, então: ‘Eu serei para ele um pai e ele será para mim um Filho?'” (2Sm 7,14)
Hebreus 1,1-5

“Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: ‘Tu és meu Filho, eu hoje te gerei'” (Sl 2,7)
Habreus 5,5

“Disse-me o Senhor: ‘Tu és meu Filho, eu hoje te gerei’. Embora pareça a profecia referir-se ao dia do nascimento de Jesus, enquanto homem, no entanto, têm sentido divino as palavras: ‘Eu hoje te gerei’, pois ‘hoje’ significa o presente e na eternidade não há passado, como se algo ainda não existisse, mas apenas no presente, porque aquilo que é eterno existe sempre. Por isso, a autêntica fé católica prega a geração eterna do poder e da sabedoria de Deus, que é o Filho unigênito”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 6

“Para Deus, não existe tarde nem manhã. O tempo, se assim se pode dizer, que se estende por toda a duração da sua vida incriada e eterna, é para Ele esse ‘hoje’, no qual é gerado o Filho, sem que consigamos encontrar o início de sua existência como o início do ‘hoje’”
Orígenes (185-253)
Comentário ao Evangelho de João, 1, 29, 204

“Pede-me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo”
Salmo 2,8

“E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim”
João 12,32

“‘Pede-me e dar-te-ei as nações por herança’. Isto já no tempo lhe acontece, enquanto homem, que se ofereceu em sacrifício, como substituição de todos os sacrifícios, e que também intercede por nós (Rm 8, 34). Assim, a palavra ‘pede-me’ refere-se a toda a economia temporal, realizada em prol do gênero humano, a saber, que as nações se unam sob o nome de cristãs e, por conseguinte, sejam redimidas da morte e possuídas por Deus. ‘Dar-te-ei as nações por herança’, e possuí-las-ás para a salvação delas e colherás frutos espirituais”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 7

“Tu as governarás com cetro de ferro, tu as pulverizarás como um vaso de argila”
Salmo 2,9

“‘Tu as de governarás com cetro de ferro’, com justiça inflexível. ‘Tu as pulverizarás como um vaso de argila’, isto é, esmagarás as ambições terrenas, as preocupações lamacentas do velho homem, tudo o que do limo do pecado foi contraído e implantado”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 8

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.