Dom José Francisco Falcão de Barros
começa refletir o Salmo 2,3-4 e cita textos de Santo Agostinho e Eusébio de Cesareia:

Quebremos seu jugo, disseram eles, e sacudamos para longe de nós as suas cadeias!
Salmo 2,3

“‘Quebremos seu jugo, disseram eles, e sacudamos para longe nós as suas cadeias’. Embora possa ter outro sentido, aplica-se melhor às pessoas das quais se disse que tramaram em vão. ‘Quebremos suas cadeias e sacudamos o seu jugo’. Cuidemos de que a religião cristã não nos prenda nem nos seja imposta”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 2

“Também os chefes das nações de toda a terra em várias épocas, o que sofreram de penoso ou o que puderam dizer que fosse digno de acusação, para se unirem nesse malíssimo acordo, armando um único complô, concordando em um ímpio projeto contra Deus, rei e soberano de todos, e contra o seu Cristo?”
Eusébio de Cesareia (265-339)
Comentário ao Salmo 2, 2

Aquele, porém, que mora nos céus, se ri, o Senhor os reduz ao ridículo
Salmo 2,4

“Não se tomem carnalmente essas expressões, como se Deus se risse, ou zombasse, torcendo a boca ou o nariz. Mas, hão de ser entendidas no sentido da força concedida por Deus a seus santos. Estes, olhando o futuro, isto é, o nome de Cristo e o seu domínio estendido aos vindouros e alcançando todas as gentes, compreendam que aqueles tramaram em vão. Tal capacidade de previsão constitui a irrisão e zombaria da parte de Deus. ‘Rir-se-á deles o que habita nos céus’. Se os céus são as almas santas, por meio delas, Deus, que conhece o futuro, rir-se-á e zombará deles”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 3

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.