Dom José Francisco Falcão de Barros
reflete o Salmo 2,10-12. Cita o Salmo 2,9, textos de Santo Agostinho e Sabedoria 6,1-6:

Agora, ó reis, compreendei isto; instruí-vos, ó juízes da terra
Salmo 2,10

“Agora, ó reis, compreendei isto”. Agora, quer dizer, já renovados, já estraçalhados os revestimentos de barro, isto é, os recipientes carnais do erro, pertencentes à vida passada. Agora entendei. Já sois reis, capazes de reger tudo o que em vós existe de servil e animal, e aptos para a luta, mas não como quem fere o ar, e sim “tratando duramente os vossos corpos e reduzindo-os à servidão” (1Cor 9, 26.27). “Instruí-vos, ó juízes da terra”. Nova repetição: “Instruí-vos” em lugar de “entendei”; “ó juízes da terra” em vez de “ó reis”. A expressão juízes da terra significa os espirituais. Julgamos o inferior a nós e tudo o que está abaixo do homem espiritual denomina-se, com razão, “terra”, porque atingido pela nódoa terrena”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 8

Escutai, ó reis, e entendei; aprendei vós que governais o universo! Prestai ouvidos, vós que reinais sobre as nações e vos gloriais do número de vossos povos! Porque é do Senhor que recebestes o poder, e é do Altíssimo que tendes o poderio; é ele que examinará vossas obras e sondará vossos pensamentos! Se, ministros do reino, vós não julgastes equitativamente, nem observastes a lei, nem andastes segundo a vontade de Deus, ele se apresentará a vós, terrível, inesperado, porque aqueles que dominam serão rigorosamente julgados. Ao menor, com efeito, a compaixão atrai o perdão, mas os poderosos serão examinados sem piedade
Sabedoria 6,1-6

11 Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença; 12 prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam
Salmo 2,11-12

“Servi ao Senhor com respeito”, a fim de não se transformar em soberba a interpelação: reis, juízes da terra. “E exultai diante dele com temor”. É ótimo o acréscimo: exultai, para não parecer equivalente à infelicidade a frase: “Servi ao Senhor com temor”. De outro lado, evitando uma efusão temerária, acrescentou o salmista, “com temor”, como precaução e guarda circunspecta da santificação. É ainda possível o sentido seguinte: “Agora, ó reis, entendei”, a saber, agora que fui constituído rei, não vos entristeçais, ó reis da terra, como se vos tivesse sido arrebatado um bem próprio. Ao contrário, entendei e instruí-vos. Ser-vos-á proveitosa a sujeição àquele que vos dá entendimento e instrução. Não vos convém dominar temerariamente; mas servi ao Senhor de todos com temor, e exultai por causa da bem-aventurança segura e genuína, precavidos e bem avisados, para de lá não cairdes pela soberba”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 2, 9

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.