Dom José Francisco Falcão de Barros começa refletir o Salmo 1 e cita textos de Santo Agostinho, São Basílio Magno e Dídimo:
Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores
Salmo 1,1
“Trata-se de nosso Senhor Jesus Cristo, homem e Senhor. ‘Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios’, como o homem terreno, que consentiu na sugestão da mulher, enganada pela serpente, e desobedeceu aos preceitos de Deus. ‘Não trilha o caminho dos pecadores’. Cristo, de fato, veio pelo caminho dos pecadores, ao nascer como os pecadores, mas não se deteve, porque não o retiveram as seduções do mundo. ‘Nem se assenta entre os escarnecedores’. Recusou o reinado terrestre e a soberba, pois quase não existe quem esteja isento da ambição de dominar e do desejo de glória humana”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 1, 1
“O diabo pode ser considerado o caminho dos pecadores. Quem permanece nesse caminho deve ser advertido para que saia dele. Lembrai-vos do que diz a Escritura: ‘Resisti ao diabo e ele fugirá de vós’ (Tg 4, 7). Com efeito, quem não permanece nos caminhos do diabo achegar-se-á ao Senhor, que disse ‘Eu sou o caminho’ (Jo 14, 6). Quem segue esse caminho, percorrendo-o até o fim, receberá a recompensa”
Dídimo, o cego (313-398)
Fragmentos sobre os Salmos 1, 1
“Por que o profeta escolheu somente o homem para proclamar ‘feliz’? Por acaso excluiu a mulher da bem-aventurança? Certamente não! De fato, uma só é a virtude, tanto na mulher como no homem, já que foram criados idênticos em honra. Por isso, também a recompensa será igual para os dois. Com efeito, no livro do Gênesis lemos: ‘Deus fez o homem à imagem de Deus; Ele os fez homem e mulher’ (Gn 1, 27). Aqueles que têm a mesma natureza têm igual comportamento”
São Basílio Magno (330-379)
Homilias sobre os Salmos, 1, 7
Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.
“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.
A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.