Dom José Francisco Falcão de Barros
começa refletir o Salmo 1,5-6 e cita textos de Santo Agostinho, São Cirilo e São Jerônimo:

Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos
Salmo 1,5

“Os ímpios ‘não suportarão o juízo’ porque, como a poeira, serão carregados da superfície da terra. Com razão se afirma serem os soberbos privados do que ambicionam, o poder de julgar. Torna-se isso mais compreensível na frase seguinte: ‘Nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos’. Costuma-se repetir assim, de modo mais explícito, o que já fora declarado. Pecadores são os ímpios. Acima se encontra: “o juízo”. Aqui, “na assembleia dos justos”. Ou certamente, se ímpios e pecadores não se identificam, porque todo ímpio é pecador, todavia nem todo pecador é ímpio. Os ímpios ‘não suportarão o juízo’, quer dizer, ressurgirão, mas não para serem julgados, porque já estão condenados a penas bem determinadas. Os pecadores, porém, não ressurgem na assembleia dos justos para julgar, mas provavelmente para serem julgados, conforme se disse a respeito deles: ‘O fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a obra subsistir, o operário receberá uma recompensa. Aquele, porém, cuja obra for queimada perderá a recompensa. Ele mesmo, entretanto, será salvo, mas como que através do fogo’” (1Cor 3,13-15)
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 1, 5

“Quando se diz ‘não suportarão o juízo’, isto quer dizer: ressurgirão, não para o juízo, mas para a condenação. Deus não precisa de muita investigação, pois no instante da ressurreição são castigados”
São Cirilo de Jerusalém (313-386)
Catequeses, 18, 14

“No Evangelho segundo João, lemos: “Quem crê em mim não será julgado; quem não crê em mim já está julgado” (Jo 3, 18). Mas quem então deverá ser julgado, se aquele que crê não será julgado e aquele que não crê já foi julgado? Quem será julgado no dia do juízo? Busquemos compreender quem está no meio entre aquele que crê e aquele que não crê, isto é, quem deve ser julgado. Quem crê não será julgado. Quem crê não peca, quem possui uma fé autêntica não peca”
São Jerônimo (347-420)
Homilias sobre os Salmos, 1, 5

Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição
Salmo 1,6

“‘Porque o Senhor vela sobre o caminho dos justos’. Como se afirma que a medicina conhece a saúde e não as doenças, embora as doenças sejam descobertas pela arte médica, assim é possível dizer que o Senhor conhece o caminho dos justos e ignora o dos ímpios. O Senhor nada ignora; no entanto, declara aos pecadores: ‘Nunca vos conheci’ (Mt 7, 23). Foi dito que ‘o caminho dos ímpios leva à perdição’, como se dissesse: O Senhor não conhece o caminho dos ímpios. Mas explicitamente se diz que ser ignorado pelo Senhor equivale a perecer, e ser conhecido por Ele significa permanecer. O ser relaciona-se com a ciência de Deus, o não ser ao desconhecimento da parte dele, porque o Senhor diz: ‘Eu sou aquele que é’. E: ‘Eu sou me enviou até vós’” (Ex 3, 14)
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 1, 6

“Se os ímpios perecerão, não haverá para eles qualquer possibilidade de conversão. Mas não foi dito que os ímpios perecerão, mas ‘o caminho dos ímpios leva à perdição’; o que significa: a impiedade perecerá. Portanto, não o ímpio, mas a impiedade mesma. Então não o homem que foi ímpio, porque, se ele se converter, a impiedade perecerá”
São Jerônimo (347-420)
Homilias sobre os Salmos, 1, 6

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.