Dom José Francisco Falcão de Barros
continua sua introdução (25) e apresenta a visão da Igreja sobre o livro dos Salmos. Cita o Catecismo da Igreja Católica, números 2586 e 2587, e o Salmo 33:

 

“Os Salmos alimentam e exprimem a oração do povo de Deus como assembleia, por ocasião das grandes festas em Jerusalém e cada sábado nas sinagogas. Esta oração é inseparavelmente pessoal e comunitária; refere-se aos que oram e a todos os homens; sobe da Terra Santa e das comunidades da Diáspora, mas abrange toda a criação; lembra os acontecimentos salvíficos do passado e se estende até a consumação da história; recorda as promessas de Deus já realizadas e aguarda o Messias que as realizará definitivamente. Rezados e realizados em Cristo, os Salmos são sempre essenciais à oração de Sua Igreja”

Catecismo da Igreja Católica, 2586

 

“O Saltério é o livro em que a Palavra de Deus se torna oração do homem. Nos outros livros do Antigo Testamento, as palavras proclamam as obras (de Deus em favor dos homens) e elucidam o mistério nelas contido. No Saltério, as palavras do salmista exprimem, cantando-as a Deus, suas obras de salvação. O mesmo Espírito inspira a obra de Deus e a resposta do homem. Cristo unirá uma e outra. Nele, os Salmos nos ensinam continuamente a orar”

Catecismo da Igreja Católica, 2587

 

2.Bendirei continuamente o Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.
3.Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem.
6.Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto.
7.Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou.

Salmo 33

 

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.