Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 9,35 e um texto de São João Crisóstomo:
Mateus 9,35 (II) – Compaixão pelos que sofrem
Καὶ περιῆγεν ὁ Ἰησοῦς τὰς πόλεις πάσας καὶ τὰς κώμας διδάσκων ἐν ταῖς συναγωγαῖς αὐτῶν καὶ κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τῆς βασιλείας καὶ θεραπεύων πᾶσαν νόσον καὶ πᾶσαν μαλακίαν
Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
“O Senhor quis imediatamente responder com suas ações a esta acusação dos fariseus: “Ele expulsa os demônios por meio do príncipe dos demônios”, pois quando o demônio é ultrajado, não se vinga fazendo um bem, mas prejudicando quem o desonrou. O Senhor faz o contrário; além de não punir as injúrias e os ultrajes, e de não repreender seus autores, Ele os beneficia. Por isso segue-se: “Jesus percorria todas as cidades e aldeias”, ensinando-nos, assim, a responder àqueles que nos acusam não com acusações semelhantes, mas com benefícios. Aquele que, vítima de uma acusação, deixa de fazer o bem, mostra que agia apenas para atrair os louvores dos homens. Se, ao contrário, é por Deus que fazeis o bem, o que eles vos fizerem não modificará vossos benefícios, e vossa recompensa será maior”
São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum
homilia 32, 2