Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 9,23-24 e um texto de São Cromácio de Aquileia:

Mateus 9,23-24 (III) – A cura de duas mulheres

Καὶ ἐλθὼν ὁ Ἰησοῦς εἰς τὴν οἰκίαν τοῦ ἄρχοντος καὶ ἰδὼν τοὺς αὐλητὰς καὶ τὸν ὄχλον θορυβούμενον ἔλεγεν· ἀναχωρεῖτε, οὐ γὰρ ἀπέθανεν τὸ κοράσιον ἀλλὰ καθεύδει. καὶ κατεγέλων αὐτοῦ

 
Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes: “Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme”. Eles, porém, zombavam dele.

“Merece uma explicação a palavra do Senhor: ‘A menina não está morta; ela dorme’. Em primeiro lugar, quer dizer que, para Deus, aqueles que estão mortos é como se dormissem, porque, para o poder de Deus, ressuscitar um homem é como despertá-lo de um sono. Em segundo lugar, porque na expressão ‘A menina não está morta; ela dorme’, vemos prenunciada a esperança da futura ressurreição, e ainda para recordássemos que a morte dos fiéis não é precisamente uma morte, mas uma dormição, para chamá-la com maior propriedade de linguagem”.
São Cromácio de Aquileia (340-407)
Tractatus in Mathaeum, 47, 4