Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre as passagens bíblicas de Mateus 8,30-31 e um texto de São Pedro Crisólogo:

Mateus 8,30-31 (III) – Expulsão dos demônios

ἦν δὲ μακρὰν ἀπ’ αὐτῶν ἀγέλη χοίρων πολλῶν βοσκομένη. οἱ δὲ δαίμονες παρεκάλουν αὐτὸν λέγοντες· εἰ ἐκβάλλεις ἡμᾶς, ἀπόστειλον ἡμᾶς εἰς τὴν ἀγέλην τῶν χοίρων
 
Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava. Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”

“O escravo pede de forma indigna coisas dignas: ‘Envia-nos para aquela manada de porcos’. Solicitam que os envie dos sepulcros para a corrupção dos porcos, demonstrando que não desejam livrar-se dos maus cheiros, mas somente mudá-los: ‘Envia-nos para aquela manada de porcos’. Expulsos do céu, pela lama; depois de terem vivido nas habitações celestes, desejam as pocilgas dos porcos: ‘Envia-nos para a manada’. Uma manada é enviada para outra manada, de sorte que se apresenta uma multidão de demônios e assim apareça que esses dois homens tiveram que levar consigo o que uma multidão de porcos não pôde suportar”
São Pedro Crisólogo (406-450)
Sermões, 16, 7