Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre as passagens bíblicas de Mateus 7, 6 e um texto de Santo Agostinho:

Mateus 7, 6 (III) – Não julgar para não ser julgado

Μὴ δῶτε τὸ ἅγιον τοῖς κυσὶν μηδὲ βάλητε τοὺς μαργαρίτας ὑμῶν ἔμπροσθεν τῶν χοίρων, μήποτε καταπατήσουσιν αὐτοὺς ἐν τοῖς ποσὶν αὐτῶν καὶ στραφέντες ῥήξωσιν ὑμᾶς
 
“Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem”

“‘E, voltando-se contra vós, vos estraçalhem’. É para se notar que não está dito que eles estraçalham as próprias pérolas, mas sim a vós. Porque pisando as pérolas, ainda que se voltem para ouvir alguma verdade, é, contudo, a pessoa que atirou as pérolas que eles querem destruir”.

“Realmente, será difícil encontrar algo que possa ser agradável àqueles que pisoteiam as pérolas. Eles desapreciam as verdades divinas que foram descobertas com grande trabalho e sacrifício. Eu não vejo como possa alguém instruir a tais homens, sem se deixar levar à indignação e ao pesar”.

Santo Agostinho (354-430)
O Sermão da Montanha 2, 69