Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre as passagens bíblicas de Mateus 6,34 e um texto de São Jerônimo:
Mateus 6,34 (II) – Confiança em Deus
Μὴ οὖν μεριμνήσητε εἰς τὴν αὔριον, ἡ γὰρ αὔριον μεριμνήσει ἑαυτῆς· ἀρκετὸν τῇ ἡμέρᾳ ἡ κακία αὐτῆς.
“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”
“‘Amanhã’, nas Escrituras, entende-se como o tempo futuro, como diz Jacó: “E amanhã me dará testemunho a minha justiça” (Gn 30, 33); e, na aparição de Samuel, a pitonisa diz a Saul: “Amanhã (tu e os teus filhos) estareis comigo” (1Sm 28, 19). Concede, pois, que devamos andar preocupados com as coisas presentes, mas nos proíbe de pensar nas coisas futuras.
Basta-nos o pensar nas coisas presentes; as futuras, incertas que são, deixemo-las a Deus. E isto é o que indica quando acrescenta: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. Isto é, trará consigo sua própria preocupação: “A cada dia basta o seu mal”. Aqui a malícia não é posta como o contrário da virtude, mas como o sofrimento, a aflição e a angústia desta vida”
São Jerônimo (347-420)
Commentarium in Evangelium Matthaei 1, 6, 34