Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 11,4-5 e cita um texto de São João Crisóstomo:
Mateus 11,4-5 (I) – Mensagem de João Batista
Καὶ ἀποκριθεὶς ὁ Ἰησοῦς εἶπεν αὐτοῖς· πορευθέντες ἀπαγγείλατε Ἰωάννῃ ἃ ἀκούετε καὶ βλέπετε· τυφλοὶ ἀναβλέπουσιν καὶ χωλοὶ περιπατοῦσιν, λεπροὶ καθαρίζονται καὶ κωφοὶ ἀκούουσιν, καὶ νεκροὶ ἐγείρονται καὶ πτωχοὶ εὐαγγελίζονται·
Respondeu-lhes Jesus: “Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres…”
“Cristo, conhecendo as intenções de João, não disse: “Eu o sou”, porque isso causaria uma nova dificuldade àqueles que o ouviam; eles pensariam, mesmo sem dizê-lo, o que disseram d’Ele os judeus: ‘Tu dás testemunho de ti mesmo’ (Jo 8, 13). Por isso, Ele os ensinou através dos milagres, e assim apresentou Sua doutrina de forma clara e insuspeitável. O testemunho dos fatos é mais forte que o das palavras. E, em seguida, Ele curou os cegos, os coxos e muitos outros, não para ensinar João, que não o ignorava, mas aqueles que o punham em dúvida. Respondendo, disse-lhes Jesus: ‘Ide e contai a João o que ouvistes e vistes: Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados’.
São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum, 36, 2