Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre Mateus 11,14, cita a passagem bíblica de Lucas 1,17 e um texto de São Jerônimo:

Mateus 11,14 (II) – Mensagem de João Batista

καὶ εἰ θέλετε δέξασθαι, αὐτός ἐστιν Ἠλίας ὁ μέλλων ἔρχεσθαι

 

“E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar”

“Ele irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem-disposto”.

Lucas 1, 17

“João é chamado de Elias, não como o entendem os filósofos e alguns hereges, que sustentam a ‘metempsychosis’, isto é, a migração da alma de um corpo para outro, mas porque veio, segundo outra passagem do Evangelho, ‘no espírito e no poder de Elias’ (Lc 1, 17), e teve a mesma graça ou a mesma medida do Espírito Santo. Mas também são iguais, em João e Elias, a austeridade de vida e o rigor da mente; ambos cingiam um cinto no deserto. Aquele se viu obrigado a fugir por ter repreendido o rei Acab e Jezebel por suas impiedades (cf. 1Rs 19), e este foi decapitado por ter repreendido Herodes e Herodíades por suas bodas ilícitas” (cf. Mc 6, 14-29)

São Jerônimo (347-420)
Commentarium in Evangelium Matthaei 2, 11, 14