Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 10,14 e um texto de Santo Hilário de Poitiers:
Mateus 10, 14 (I) – O envio dos Apóstolos
καὶ ὃς ἂν μὴ δέξηται ὑμᾶς μηδὲ ἀκούσῃ τοὺς λόγους ὑμῶν, ἐξερχόμενοι ἔξω τῆς οἰκίας ἢ τῆς πόλεως ἐκείνης ἐκτινάξατε τὸν κονιορτὸν τῶν ποδῶν ὑμῶν.
“Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés”
“Àqueles que rejeitarem os preceitos do reino dos céus ficará a maldição eterna, significada pela saída dos Apóstolos e pela poeira sacudida dos pés. Por isso, segue-se: ‘Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés’. Pois, quando habitamos em algum lugar, parece que estamos em comunhão com ele. Mas, sacudindo o pó dos pés, eles separam-se completamente de tudo daquela casa, a qual não recebe dos vestígios dos pés dos Apóstolos nenhum bem para a sua salvação”.
Santo Hilário de Poitiers (315-367)
In Matthaeum, 10