Frei Gilson e Dom José Falcão falam sobre textos difíceis das Sagradas Escrituras:

“Quando lemos os livros divinos, amemos acima de tudo, na imensa multidão de verdades que brotam de tão poucas palavras e são sustentadas pela firmeza da fé, o que o autor que lemos parece ter expressado como verdadeiro. Mas se o seu pensamento não estiver claro, pode-se afirmar o que certamente não é proibido pelas circunstâncias das Escrituras e concorda com a fé pura. Mas se, considerando a complexidade das Escrituras, ela não puder ser tratada ou discutida, deixe-nos apenas o que a fé sã e pura prescreve. Pois uma coisa é não ignorar o significado principal do que o autor escreveu e outra é desviar-se erroneamente da regra da piedade. Se o leitor evitar uma coisa ou outra, obterá frutos maduros. Todavia, se ambas as coisas não podem ser evitadas, mesmo que a vontade do escritor seja incerta, não é inútil ter preparado uma frase adequada e ajustada à fé”
Santo Agostinho (354-430)
De Genesi ad litteram, 1, 21, 41

3 “Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição, 4 o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar no Templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus. 5 Não vos lembrais de que vos dizia estas coisas, quando estava ainda convosco? 6 Agora, sabeis perfeitamente que algo o detém, de modo que ele só se manifestará a seu tempo. 7 Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. 8 Então, o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda”
2 Tessalonicenses 2,3-8

18 “Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvis­tes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isso conhecemos que é a última hora. 19 Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isso se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos. 20 Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas. 21 Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 22 Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho”
1 João 2,18-22

1 “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas exa­minai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. 2 Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus; 3 todo espírito que não proclama Jesus, esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo”
1 João 4,1-3

“Muitos sedutores têm saído pelo mundo afora, os quais não proclamam Jesus Cristo que se encarnou. Quem assim proclama é o sedutor e o Anticristo”
2 João 1,7

7 Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, 8 mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. 9 Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjo
Apocalipse 12,7-9