Frei Gilson e Dom José Falcão falam sobre os gêneros literários na Bíblia.

Gêneros literários:
– Profético
– Apocalíptico
– Histórico
– Midrash (Midraxe)
– Parábolas
– Alegorias
– Narrativas
– Poesias
– Sapienciais

Midrash (Midraxe): História criada para transmitir uma mensagem teológica

7. Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos.
8. A terra vacilou e tremeu, os fundamentos das montanhas fremiram, abalaram-se, porque Deus se abrasou em cólera:
9. suas narinas exalavam fumaça; sua boca, fogo devorador, brasas incandescentes.
10. Ele inclinou os céus e desceu, calcando aos pés escuras nuvens.
11. Cavalgou sobre um querubim e voou, planando nas asas do vento.
12. Envolveu-se nas trevas como se fossem véu, fez para si uma tenda das águas tenebrosas, densas nuvens.
14. Do céu trovejou o Senhor, o Altíssimo fez ressoar sua voz. 15. Lançou setas e dispersou os inimigos, fulminou relâmpagos e os desbaratou.
Salmo 17, 7-15

“Já que a Sagrada Escritura é inspirada, há outro princípio da interpretação correta, não menos importante que o anterior, e sem o qual a Escritura permaneceria letra morta: ‘A Sagrada Escritura deve também ser lida e interpretada com a ajuda daquele mesmo Espírito em que foi escrita’” (Dei Verbum 12, 3)
Catecismo da Igreja Católica, 111

12. Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade, pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e até as coisas futuras vos anunciará. 14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”
João 16, 12-15

Critérios para a interpretação da Bíblia:

1 – “Prestar muita atenção ao conteúdo e à unidade da Escritura inteira”. Pois, por mais diferentes que sejam os livros que a compõem, a Escritura é una em razão da unidade do projeto de Deus, do qual Cristo Jesus é o centro e o coração, aberto depois de sua Páscoa

Catecismo da Igreja Católica, 112