Frei Gilson e Dom José Falcão continuam a introdução às parábolas do Evangelho:
Ele disse-lhes: “A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas. Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado”.
Marcos 4,11-12
“O endurecimento por parte de Deus consiste em não querer usar da misericórdia, sem infligir nada que torne o homem pior, mas também em não conceder nada que o torne melhor”.
Santo Agostinho (354-430)
Questões diversas para Simpliciano, 1, 2, 15
Ao passo que a respeito de Israel, ele diz: “Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo desobediente e teimoso” (Is 65,2).
Romanos 10,21
“Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: ‘Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho’ (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos”.
Hebreus 12,5-8
“É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz”.
Hebreus 12,11
“Depois, vi o Cordeiro abrir o primeiro selo e ouvi um dos quatro Animais clamar com voz de trovão: ‘Vem!’ Vi aparecer então um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco; foi-lhe dada uma coroa e ele partiu como vencedor para tornar a vencer”.
Apocalipse 6,1-2
“Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo Animal clamar: ‘Vem!’ Partiu então outro cavalo, vermelho. A quem o montava foi dado tirar a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada”.
Apocalipse 6,3-4
Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro Animal clamar: ‘Vem!’ E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: “Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!”.
Apocalipse 6,5-6
“Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto Animal, que clamava: ‘Vem!’ E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras”.
Apocalipse 6,7-8
Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.
Marcos 4,33
Todo aquele povo, vendo de surpresa Jesus, acorreu a ele para saudá-lo. Ele lhes perguntou: “Que estais discutindo com eles?” Respondeu um homem dentre a multidão: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido. Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam”. Respondeu-lhes Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar? Trazei-o a mim!”
Marcos 9,15-19