BÍBLIA, PALAVRA VIVA

Frei Gilson e Dom José Falcão falam sobre a palavra viva de Deus, a Bíblia. Explicam que o catolicismo não é a religião do livro.

“A fé cristã não é uma “religião do Livro” (Catecismo da Igreja Católica, nº 108).

“A letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3, 6).

8 “Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. 9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação” (Romanos 10, 8-10).

A fé cristã não é uma “religião do Livro”. O Cristianismo é a religião da “Palavra” de Deus, “não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”. Para que as Escrituras não permaneçam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna de Deus vivo, pelo Espírito Santo nos “abra o espírito à compreensão das Escrituras” (Lc 24, 45) (Catecismo da Igreja católica, nº 108).

Ao mestre de canto. De Davi. Diz o insensato em seu coração: “Não há Deus” (Salmo 13).

Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: “É maior felicidade dar que receber!” (Atos dos Apóstolos 20, 35).

“Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Para bem interpretar a Escritura é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles” (Catecismo da Igreja Católica, nº 109).

8 Ó filha de Babilônia, a devastadora, feliz aquele que te retribuir o mal que nos fizeste! 9 Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos, para os esmagar contra o rochedo! (Salmo 136, 8-9).