Frei Gilson e Dom José Falcão continuam a introdução às parábolas do Evangelho:
Ele disse-lhes: “A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas. Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado”.
Marcos 4,11-12
Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: “O que queres fazer, faze-o depressa”.
João 13,27
Ao passo que a respeito de Israel, ele diz: “Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo desobediente e teimoso” (Is 65,2).
Romanos 10,21
“Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum! Porque ele disse a Moisés: ‘Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão’ (Ex 33,19). Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus. Por isso, diz a Escritura ao faraó: ‘Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra’ (Ex 9,16). Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer”.
Romanos 9,14-18
“Quando ouvis o Senhor dizendo: ‘Fui eu, o Senhor, que permiti que se enganasse esse profeta’ (Ex 14,9), e o que diz o Apóstolo: ‘Ele faz misericórdia a quem quer e endurece a quem quer’ (Rm 9,18), com relação a quem seduz ou endurece, olhai os deméritos, e naqueles a quem faz misericórdia, reconhecei, pela fé e sem duvidar, a graça de Deus, que não retribui males com males, mas bens pelos males. E não considereis o Faraó despojado de liberdade, pelo fato de Deus dizer em muitos lugares: ‘endureci o faraó’; ou ‘endureci’ ou ‘endurecerei o coração do faraó’ (cf. Ex 4,14). Nem por isso o Faraó não endureceu seu coração, pois, a esse respeito, lê-se na Escritura depois que desapareceram as moscas: ‘Mas o coração do Faraó endureceu-se de tal sorte, que nem ainda desta vez deixou ir o povo’ (Ex 8,32). Vemos que deste modo Deus endureceu o coração do faraó por seu justo juízo, e o faraó o endureceu levado por sua liberdade. Estai certos, portanto, de que não trabalhais em vão, se perseverardes até o fim no bom propósito. Deus, que agora aos libertados não retribui conforme suas obras, então retribuirá de acordo com suas obras. Deus retribuirá o mal com o mal, porque é justo; e o bem pelo mal, porque é bom. E retribuirá o bem com o bem, porque é bom e justo, e não retribuirá o mal com o bem, somente pelo fato de que não é injusto. Resumindo: dará o bem pelo mal, a graça pela injustiça, o bem pelo bem, graça sobre graça”.
Santo Agostinho (354-430)
A graça e a liberdade, 23, 45
Por isso, diz a Escritura ao faraó: “Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra” (Ex 9,16).
Romanos 9,17
Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho” (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos.
Hebreus 12,5-8
“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios”.
Romanos 8,28
“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram…”
Romanos 5,12
O Satanás retirou-se da presença do Senhor e feriu Jó com uma úlcera maligna, desde a planta dos pés até o alto da cabeça.
Jó 2,7
Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação, ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.
1 Coríntios 10,13
A essas palavras, disse-lhes Jesus: “Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus”.
João 11,4