A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

Frei Gilson e Dom JOsé Falcão falam sobre o Novo Testamento, sua divisão, suas origens, o gênero literário, sua importância.

NOVO TESTAMENTO: 27 livros
– Evangelhos: 4 (Mateus, Marcos, Lucas e João)
– Atos dos Apóstolos: 1
– Epístolas de São Paulo: 13
– Carta aos Hebreus: 1
– Epístolas Católicas: 7
– Apocalipse: 1

CARTAS DE SÃO PAULO:
– Carta aos Romanos
– Carta aos Coríntios I e II
– Carta aos Gálatas
– Carta aos Efésios
– Carta aos Filipenses
– Carta aos Colossenses
– Carta aos Tessalonicenses I e II
– Carta a Timóteo I e II (carta pastoral)
– Carta a Tito (carta pastoral)
– Carta a Filemon

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamado e vontade de Deus, e o irmão Sóstenes… (1 Coríntios 1, 1).

EPÍSTOLAS CATÓLICAS:
– Carta de São Tiago
– Cartas de São Pedro I, II e III
– Carta de Judas
– Cartas de São João I, II e III

Apocalipse de São João: último livro

COMO E QUANDO A BÍBLIA COMEÇA A SER ESCRITA
Josué derrotou Amalec e seu povo a fio da espada. O Senhor disse a Moisés: “Escreve isto para lembrar, e dize a Josué que eu apagarei a memória de Amelec de debaixo do céu” (Êxodo 17, 13-14).

NÃO SE PODE MODIFICAR A PALAVRA DE DEUS
Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e, se alguém, dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro (Apocalipse 22, 18-19).

Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus (Mateus 5, 18-19).

Moisés veio referir ao povo todas as palavras do Senhor, e todas as suas leis; e o povo inteiro respondeu a uma voz: “Faremos tudo o que o Se­nhor disse”. E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. No dia seguinte, de manhã, edificou um altar ao pé da montanha e levantou estelas para as doze tribos de Israel (Êxodo 24, 3-4).

O Senhor disse a Moisés: “Escreve estas palavras, pois são elas a base da aliança que faço contigo e com Israel” (Êxodo 34, 27).

Moisés ficou junto do Senhor­ quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras (Êxodo 34, 28).

Moisés escreveu essa lei e deu-a aos sacerdotes filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, bem como a todos os anciãos de Israel (Deuteronômio 31, 9).

Josué escre­veu tudo isso no livro da Lei de Deus, tomou em seguida uma pedra muito grande e erigiu-a ali, debaixo do carvalho que estava no santuário do Senhor (Josué 24, 26).