Frei Gilson e Dom José Falcão continuam a introdução aos Evangelhos:
μετὰ δὲ τὸ παραδοθῆναι τὸν ἰωάννην ἦλθεν ὁ ἰησοῦς εἰς τὴν γαλιλαίαν κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τοῦ θεοῦ καὶ λέγων ὅτι πεπλήρωται ὁ καιρὸς καὶ ἤγγικεν ἡ βασιλεία τοῦ θεοῦ· μετανοεῖτε καὶ πιστεύετε ἐν τῶ εὐαγγελίῳ.
Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.
Marcos 1,14-15
εὐαγγέλιον – Evangelho A palavra Evangelho aparece 70 vezes no Novo Testamento
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Evangelhos | Mt 4,23; 9,35; 24,14; 26,13 Mc 1,1.14.15; 8,35; 10,29; 13,10; 14,9; 16,15 |
Atos dos Apóstolos | Atos 15,7; 20,24 |
Cartas de São Paulo | Rm 1,1.16; 2,16; 10,16; 11,28; 15,16.19; 16,25
1Cor 4,15; 9,12.14.18.23; 15,1 2Cor 2,12; 4,3.4; 8,18; 9,13; 10,14; 11,4.7 Gl 1,6.7.11; 2,2.5.7; 2,14 Ef 1,13; 3,6; 6,15; 15,19 Fl 1,5.7.12.27; 2,22; 4,3 Cl 1,5.23 1Ts 1,5; 2,2.4.8.9; 3,2 2Ts 1,18; 2,14 1Tm 1,11 2Tm 1,8.10; 2,8 Fm 13 |
Cartas Católicas | 1Pd 4,17 |
Apocalipse | Ap 14,6 |
“Vi, então, outro anjo que voava pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para anunciar aos habitantes da terra e a toda nação, tribo, língua e povo”
Apocalipse 14,6
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Santo Agostinho (354-430)
Contra a Epístola dos Maniqueus, V, 6 (PL 42, 176)
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Mateus 28,18-20
“Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras”
2 Pedro 3,15-16
“Este alimento se chama entre nós Eucaristia, da qual ninguém pode participar, a não ser que creia serem verdadeiros nossos ensinamentos e se lavou no banho que traz a remissão dos pecados e a regeneração, e vive conforme o que Cristo nos ensinou. De fato, não tomamos essas coisas como pão comum ou bebida ordinária, mas da maneira como Jesus Cristo, nosso Salvador, feito carne por força do Verbo de Deus, teve carne e sangue por nossa salvação, assim nos ensinou que, por virtude da oração ao Verbo que procede de Deus, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças — alimento com o qual, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossa carne — é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. Foi isso que os Apóstolos nas memórias por eles escritas, que se chamam Evangelhos, nos transmitiram que assim foi mandado a eles, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, este é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, e só participou isso a eles”
São Justino (100-165)
Apologia I, 66, 1-3
“O presbítero João dizia o seguinte: Marcos, intérprete de Pedro, escreveu cuidadosa, não, porém, ordenadamente, as recordações das palavras ou ações do Senhor. Efetivamente, ele jamais ouvira ou seguira o Senhor. Mas, conforme disse, mais tarde ele conviveu com Pedro, que pregava segundo a necessidade dos ouvintes, mas não elaborou uma síntese das palavras do Senhor. Assim, ao escrever Marcos de acordo com suas lembranças, não cometeu erros. Tivera o único propósito de nada omitir do que ouvira, nem impingir algo de falso… Mateus escreveu com ordenamento, no dialeto hebraico, os discursos do Senhor, e cada um procurava traduzi-los como podia”
Papias (ca. 60-140)
Exegese dos oráculos do Senhor
apud Eusébio de Cesareia
História Eclesiástica, III, 39, 15.16