Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a medida de Cristo. Cita os seguintes textos:
“Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos” (Mateus 7,1-2)
“No caso de julgarmos temerariamente, virá Deus a nos julgar dessa mesma maneira? Ou acaso, se nós medirmos com uma medida injusta, usará Deus também uma medida injusta para conosco? Creio que a palavra “medida” deve significar aqui o mesmo que “julgamento”. De modo algum Deus poderá julgar temerariamente, nem medir alguém com medida injusta. Essas palavras querem dizer que a temeridade com que julgardes o próximo, culpando-o, vos será necessariamente matéria de castigo. A menos que alguém imagine que a injustiça cause dano só naquele contra quem se dirige, mas mal algum naquele de quem ela procede. Ao contrário, a injustiça, muitas vezes, não causa mal algum naquele que sofre a injúria, mas necessariamente naquele que a comete… De modo geral, o juízo temerário é inofensivo àqueles contra quem se dirige, mas a mesma temeridade certamente é funesta a seu autor”
Santo Agostinho (354-430)
O Sermão da Montanha 2, 62
“Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem” (Marcos 4,24-25)
“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também” (Lucas 6,37-38)
“A cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo” (Efésios 4,7)
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6,7-8)
“Quem lança uma pedra no ar, a vê recair sobre sua cabeça; a ofensa feita por traição atingirá também o traidor. Quem cava uma fossa cairá nela; quem põe uma pedra no caminho do próximo nela tropeçará; quem arma uma cilada a outrem nela será apanhado. O desígnio criminoso volta-se contra o seu autor, que não saberá de onde lhe vem o mal” (Eclesiástico 27,28-30)
“Tanto quanto eu saiba, os que praticam a iniquidades e os que semeiam sofrimento, também os colhem” (Jó 4,8)
“Aquele que semeia o mal, recolhe o tormento: a vara de sua ira o ferirá” (Provérbios 22,8)
“Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros” (Oseias 8,7)
“Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará” (2 Coríntios 9,6)
Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.
Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.