Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a peregrinação de Cristo. Cita os seguintes textos:

CRISTO É CHAMADO DE “PEREGRINO” OU “FORASTEIRO”
Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes, então: “De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?” Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: ”És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?”
Lucas 24,15-18

A PEREGRINAÇÃO É UM CASTIGO DE DEUS PARA CAIM
O senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” Caim respondeu: “Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?” O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra. De ora em diante, serás maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra”
Gênesis 4,9-12

DIANTE DE DEUS, TODOS SOMOS PEREGRINOS
“Ouvi, Senhor, a minha oração, escutai os meus clamores, não fiqueis insensível às minhas lágrimas. Diante de vós não sou mais que um forasteiro, um peregrino, como foram os meus pais”
Salmo 39(38),13

DIANTE DE DEUS, TODOS SOMOS PEREGRINOS
“Diante de ti sou um forasteiro”. Forasteiro, junto de quem? Quando estava perto do diabo, era forasteiro, mas tinha um mau proprietário da casa. Agora já estou perto de ti, mas ainda forasteiro. O que significa: “forasteiro”? Daqui hei de emigrar. Não ficarei aqui eternamente. Chama-se minha casa o lugar onde hei de permanecer eternamente. Sou forasteiro do lugar de onde hei de emigrar. Contudo, junto de meu Deus sou forasteiro. Junto dele hei de permanecer quando receber minha casa. Mas qual é esta casa, para onde há de imigrar desta terra estrangeira? Reconhecer aquela casa, da qual trata o Apóstolo: “Teremos no céu um edifício, obra de Deus, morada eterna, não feita por mãos humanas” (2Cor 5,1).

Se no céu esta casa é eterna, ao chegarmos lá, já não seremos inquilinos. Como haverias de ser inquilino na morada eterna? Aqui, sem saber onde e quando te há de dizer o dono da casa: Parte, deves preparar-te. Estarás preparado, se desejares a casa eterna. Não te irrites contra ele, porque diz quando quer: Parte. Não fez contrato contigo, nem se ligou por certa obrigação. Não alugaste a casa por determinado aluguel e por certo tempo. Quando o seu senhor quiser hás de emigrar. No entanto, habitas nela gratuitamente. “Porque diante de ti sou um forasteiro e um peregrino”. Lá, portanto, está a pátria, lá está a casa: “diante de ti sou um forasteiro e um peregrino”. Subentende-se: “diante de ti”.

Pois, muitos são peregrinos com o diabo. Os que acreditaram e são fiéis são efetivamente peregrinos, porque ainda não chegaram à sua pátria e sua casa, contudo estão junto de Deus. “Enquanto habitamos neste corpo, estamos fora da nossa mansão, longe do Senhor; e esforçamo-nos por agradar-lhe, quer permaneçamos em nossa mansão, quer a deixemos” (2Cor 5,6.9)

Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos, 38, 21

Peregrino sou na terra, não me oculteis os vossos mandamentos
Salmo 118(117),19

Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, viram-no e o saudaram de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a terra (Gn 23,4).
Hebreus 11,13

“Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação”
1 Pedro 1,17

“Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma”
1 Pedro 2,11

 

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.