Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a entrega de Cristo e cita os seguintes textos:

QUEM ENTREGOU JESUS À MORTE?

Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor? Cresceu diante dele como um pobre rebento enraizado numa terra árida; não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.) Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo? Foi-lhe dada sepultura ao lado de facínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira.(Isaías 53, 1-10).

JUDAS ISCARIOTES ENTREGOU JESUS
Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei. Ajustaram com ele trinta moedas de prata.
(Mateus 26, 14-15).

OS SUMOS SACERDOTES, OS ANCIÃOS, OS ESCRIBAS E TODO O CONSELHO ENTREGARAM JESUS
Logo pela manhã se reuniram os sumos sacerdotes com os anciãos, os escribas e com todo o conselho. E tendo amarrado Jesus, levaram-no e entregaram-no a Pilatos.(Marcos 15, 1).

PILATOS ENTREGOU JESUS
Pilatos entregou-o então a eles para que fosse crucificado.(João 19, 16).

OS HOMENS DE ISRAEL ENTREGARAM JESUS
À vista disso, falou Pedro ao povo: Homens de Israel, por que vos admirais assim? Ou por que fitais os olhos em nós, como se por nossa própria virtude ou piedade tivéssemos feito este homem andar? O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes perante Pilatos, quando este resolvera soltá-lo (Atos dos Apóstolos 3, 12-13).

DEUS PAI ENTREGOU JESUS
Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? (Romanos 8, 32).

JESUS SE ENTREGOU AOS SEUS ALGOZES
Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.(Gálatas 2, 20).

JESUS SE ENTREGOU AO PAI
Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. (Efésios 5, 2)

“Judas entregou Cristo e foi condenado. Ele O entregou e está condenado também. O Pai também O entregou e é glorificado. Repito: Judas entregou o Mestre e está condenado. O Filho entregou-Se Ele mesmo e é abençoado. Sabemos todos como Judas entregou Cristo. Talvez queirais saber como o Pai entregou o seu Filho. Mas vós também sabeis. Repetirei, no entanto, para despertar as vossas lembranças. Escutai o Apóstolo. Ele diz, de Deus Pai: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou” (Rm 8, 32). Escutai também o que Ele diz do Filho: “O Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2, 20). Aí estão: o Pai que entrega o Filho e o Filho que Se entrega Ele mesmo. Mas, ao entregarem desta forma, ambos são Salvadores, porque são ambos Criadores. Mas, o que fez Judas? Que bem ele fez? Dele se tirou um bem, mas não foi ele que o fez, pois ele não disse: “Vou entregar Cristo para libertar o gênero humano”. Judas estava inspirado pela avareza e Deus por sua misericórdia. Assim, Judas foi pago apenas pelo que ele fez e não pelo que Deus fez através dele”
Santo Agostinho (354-430)
Sermão 301, 6, 5

 

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.