Dom José Falcão faz uma reflexão sobre o alicerce de Cristo. Cita os seguintes textos:
“Não quero que ignoreis, irmãos, que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar; todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; todos comeram do mesmo alimento espiritual; todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo)”.
1 Coríntios 10,1-4
“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha”.
Mateus 7,24-25
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Mateus 16,18
“Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento, mas outro edifica sobre ele. Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo”.
1 Coríntios 3,10-11
“Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus”.
Efésios 2,19-22
“A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”.
Apocalipse 21,14
Jesus acrescentou: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos?” (Sl 117,22)
Mateus 21,42
“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar”.
Lucas 14,28-30
“Vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo”.
Judas 20
“Aquele que tropeçar nesta pedra, far-se-á em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será esmagado”.
Mateus 21,44
“Nosso Senhor Jesus Cristo, de fato, se esforçou para ser conhecido, segundo o testemunho de um Profeta que o compara a uma pedra; uma pedra que despedaça todo aquele que cai sobre ela e que esmaga aquele sobre quem ela cai (cf. Lc 20, 17-18). Para que se caia sobre ele, é preciso que ele tenha descido e é nesta humilhação que ele despedaça, mas ele esmaga os soberbos quando Ele vem em sua glória. Os judeus já se chocaram contra ele e foram despedaçados. Só lhes resta serem esmagados no momento do seu advento solene. A menos que, para escapar da morte, eles o reconheçam enquanto vivos. Deus, de fato, é paciente e todos os dias ele os chama à fé”.
Santo Agostinho (354-430)
Sermão 91, 1
Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.
Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.