Dom José Falcão faz uma reflexão sobre o sono de Cristo. Cita os seguintes textos:

“Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, nós perecemos!’ E Jesus perguntou: ‘Por que este medo, gente de pouca fé?’ Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: ‘Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?'”
(Mateus 8,23-27)

“Ele quis que ocorresse a tempestade, para que, livrando-os, manifestasse mais claramente o sentido do benefício. Essa turbação era figura das tentações que haveriam de vir, das quais diz Paulo: “Em verdade não queremos, irmãos, que ignoreis […] como fomos oprimidos acima das nossas forças” (2Cor 1, 8). Para dar lugar ao medo, diz-se: “Ele, no entanto, dormia”. Se a tempestade tivesse ocorrido com Ele acordado, ou não lhe teriam suplicado, ou talvez não tivessem acreditado que Ele podia fazer tal coisa”
São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum
homilia 28, 1

“Por que a tempestade pôs em perigo, ameaçou e enfrentou o seu Criador? Por que Cristo, que conhece o futuro, não percebeu o que ocorria a ponto de não evitar a tempestade, e até de permiti-la, causando risco para todos? Por que, quando todos estavam assustados, quando um perigo tão grande ameaçava os seus, Ele dormia? Irmãos, a perícia do piloto não se comprova em tempos de calmaria, mas de tempestade tormentosa. Quando o vento é suave, qualquer marinheiro inexperiente pode governar a nave; porém, quando os ventos sopram de todos os lados, necessita-se da habilidade do melhor piloto”
São Pedro Crisólogo (406-450)
Homilias sobre o Evangelho segundo Mateus 28, 1

“Cristo dormia na barca (cf. Mt 8,24-25), os homens estavam em perigo de perecer. Se tua fé dorme em teu coração, é Cristo que dorme em tua barca; porque Cristo habita em ti pela fé. Ao começares a te perturbar, acorda o Cristo que dorme; desperta a tua fé e verás que ele não te abandona. Mas provavelmente julgas que te abandona, porque não te livra no momento que queres. Ele livrou os três jovens da fornalha (cf. Dn 3,49-50). Se livrou os três jovens, abandonou os Macabeus? (cf. Mc 7). De forma alguma. Livrou a uns e a outros; aos primeiros corporalmente, a fim de confundir os infiéis; a estes espiritualmente, a fim de que os fiéis os imitem”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos 90,2,11

Cântico das peregrinações. Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro? O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra. Ele não permitirá que teus pés resvalem; não dormirá aquele que te guarda. Não, não há de dormir, nem adormecer o guarda de Israel. O Senhor é teu guarda, o Senhor é teu abrigo, sempre ao teu lado. De dia, o sol não te fará mal; nem a lua durante a noite. O Senhor te resguardará de todo o mal; ele velará sobre tua alma. O Senhor guardará os teus passos, agora e para todo o sempre
Salmo 120, 1-8

“Importa que Cristo não durma em vós, e agora haveis de entender que é verdade o que dizemos. Como, perguntas? Porque se vossa fé está adormecida, Cristo dorme em vós. A fé em Cristo é Cristo em vosso coração. Disse o Apóstolo: “Cristo habite pela fé em vossos corações” (Ef 3,17). Onde a fé não dorme, Cristo está vigilante. Se, por acaso, tua fé estava dormindo, e por isto, nesta questão estavas flutuando, como aquela nave que estava sujeita à tempestade, enquanto Cristo nela dormia (cf. Mt 8,24). Acorda a Cristo e as tempestades se acalmam”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos 120,7

Acordai, Senhor! Por que dormis? Despertai! Não nos rejeiteis continuamente! Por que ocultais a vossa face e esqueceis nossas misérias e opressões? Nossa alma está prostrada até o pó, e colado no solo o nosso corpo. Levantai-vos em nosso socorro e livrai-nos, pela vossa misericórdia
Salmo 43(44),24-27

“Acordai, Senhor, por que dormis?” Ó Senhor Jesus! Foste morto, dormiste na paixão, já ressuscitaste por nossa causa. Sabemos bem que foi por nós que ressuscitaste. Por que motivo ressuscitaste? Os gentios que nos perseguem, te consideram morto, não creem que ressuscitaste. Levanta-te, portanto, também para eles. Por que dormes, não para nós, mas para eles? Se eles acreditassem que já ressuscitaste, acaso poderiam perseguir teus fiéis? Mas, por que perseguem? Aniquila, mata aqueles que acreditaram em ti, que sofreste péssima morte. Ainda dormes para eles; levanta-te para que entendam que ressuscitaste, e fiquem quietos. Enfim, acontece que os mártires, ao morrerem assim falam, dormem; e acordam por meio da sua morte, a Cristo que verdadeiramente morreu, Cristo ressurgiu, de certo modo, entre os gentios, isto é, eles acreditaram na ressurreição”
Santo Agostinho (354-430)
Enarrationes in Psalmos 43,22

“O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém”
2 Pedro 3, 9-10

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.