Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a sabedoria de Cristo. Cita os seguintes textos:

A SABEDORIA NO LIVRO DA SABEDORIA
Tudo que está escondido e tudo que está aparente eu conheço: porque foi a sabedoria, criadora de todas as coisas, que mo ensinou. Há nela, com efeito, um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. Mais ágil que todo o movimento é a Sabedoria, ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque Deus somente ama quem vive com a sabedoria!
Sabedoria 7,21-28

A SABEDORIA, DOM DO ESPÍRITO SANTO
“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor”
Isaías 11,1-2

JESUS É A SABEDORIA
“Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos – quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus”
1 Coríntios 1,22-24

“Cristo é poder e sabedoria de Deus, porque procede do Pai, poder e sabedoria, sendo ele mesmo, também poder e sabedoria. Isso do mesmo modo como se diz: Luz da Luz, que é o Pai, e fonte de vida junto a Deus Pai, que é ele mesmo, fonte de vida. Assim diz o salmista: ‘Porque em ti está a fonte da vida, e na tua luz vemos a luz’ (Sl 35,10), porque, “assim como o Pai tem a vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo” (Jo 5,26). E: “era a luz verdadeira que, vindo a este mundo, ilumina todo homem” (Jo 1,9). Porém, “Deus é luz e nele não há treva alguma” (1Jo 1,5). Mas ele é uma luz espiritual, não corporal. Espiritual, não no sentido de iluminação semelhante à que Cristo se refere falando aos Apóstolos: “vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14), mas luz que vindo ao mundo ilumina todo homem, isto é, a mais sublime sabedoria que é Deus. Dele estamos falando neste momento. Logo, o Filho é Sabedoria que procede do Pai, assim como é Luz da Luz, Deus de Deus. O Pai considerado em particular é Luz e o Filho também o é. O Pai, em particular é Deus e o Filho também o é. Logo, o Pai em particular é sabedoria, o Filho também é Sabedoria. Assim, ambos juntos são uma só Luz, um só Deus, uma só Sabedoria. Mas o Filho tornou-se para nós Sabedoria proveniente de Deus, ‘justiça e santificação’ (1Cor 1,30), pois convertendo-nos a ele no tempo, ou seja, em certo tempo, a fim de com ele podermos permanecer para a eternidade. E ele é também o Verbo, que em certo tempo, fez-se homem e habitou entre nós” (Jo 1,14)
Santo Agostinho (354-430)
A Trindade 7, 3, 4

JESUS CRESCE EM SABEDORIA
“O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele… E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens”
Lucas 2,40.52

“A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos”
Mateus 11,16-19

“Ele é a Sabedoria, não a partir do efeito, mas por natureza. Muitos pretendem esquivar-se das palavras apostólicas que chamam Cristo de a sabedoria e o poder de Deus (1Cor 1,24) da seguinte maneira: ao criá-lo na Virgem, a sabedoria e a virtude eficazes de Deus colocar-se-iam acima. Mas, para que não se possa significar algo assim, chamou-se a Si mesmo de sabedoria, mostrando-a em Si, e não a Si como possuidor dela. Com efeito, não são a mesma coisa a obra da virtude e a virtude, e aquele que realiza distingue-se do que é realizado”
Santo Hilário de Poitiers (315-368)
Sobre o Evangelho segundo Mateus, 11, 9 (SC 254, 262)

JESUS NOS PROMETE SABEDORIA
“Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”
Lucas 21,13-19

 

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.