Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a fome de Cristo. Cita os seguintes textos:

Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus. Entretanto, os discípulos lhe pediam: “Mestre, come”. Mas ele lhes disse: “Tenho um alimento para comer que vós não conheceis”. Os discípulos perguntavam uns aos outros: “Alguém lhe teria trazido de comer?” Disse-lhes Jesus: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra”.
João 4,30-34

 

O ALIMENTO DO SOFREDOR

“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? Minhas lágrimas se converteram em alimento dia e noite, enquanto me repetem sem cessar: Teu Deus, onde está?”
Salmo 41(42),3-4

 

O ALIMENTO DOS ANJOS

“Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor. Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra. Mas o anjo disse-lhes: ‘A paz seja convosco: não temais. Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor. Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível, e minha bebida não pode ser vista pelos homens’”
Tobias 12,15-19

 

O ALIMENTO PARA OS INICIADOS E PARA OS AMADURECIDOS NA FÉ

“A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais”
1 Coríntios 3,1-2

 

O ALIMENTO PARA OS INICIADOS E PARA OS AMADURECIDOS NA FÉ

“A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus; e vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento sólido! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal”
Hebreus 5,12-14

 

O ALIMENTO “ESTRAGADO” DAS DOUTRINAS ESTRANHAS

“Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam”
Hebreus 13,9

 

“O sentido alegórico. Podemos adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos reconhecendo a significação deles em Cristo; assim, a travessia do Mar Vermelho é um sinal da vitória de Cristo, e também do Batismo”
Catecismo da Igreja Católica, 117, 1

 

A ALEGORIA DO ALIMENTO ESPIRITUAL

“Não quero que ignoreis, irmãos, que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar; todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; todos comeram do mesmo alimento espiritual; todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo)”
1 Coríntios 10,1-4

 

“Então o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer…”
Mateus 25,34-35

 

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”
Mateus 5,6

 

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.