Dom José Falcão
faz uma reflexão sobre o olhar de Cristo. Cita os seguintes textos:

O OLHAR SOBRE A SUA MÃE
E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva” (Lucas 1,46-48)

O OLHAR QUE CHAMA
Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).
João 1,42

O OLHAR DO MESTRE QUE ENSINA
“É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível”.
Mateus 19,24-26

Ele respondeu-lhes: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Marcos 3,33-35

Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: “Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!”
Lucas 6,20

O OLHAR INDIGNADO
Então lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?” Mas eles se calavam. Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!” Ele estendeu-a e a mão foi curada.
Marcos 3,4-5

O OLHAR NA ORAÇÃO
Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que lhos distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes.
Marcos 6,41

Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: “Pai, rendo-te graças, porque me ouviste”.
João 11,41

Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: “Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti”.
João 17,1

O OLHAR DE REPREENSÃO
Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Para trás, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.
Marcos 8,33

O OLHAR DE AMOR
Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.
Marcos 10,21

Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo”.
Lucas 7,16

Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”.
Lucas 19,5

O OLHAR DE DESOLAÇÃO
E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”
Marcos 10,23

Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”.
Marcos 10,27

Voltando-se o Senhor, olhou para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: “Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes”. Saiu dali e chorou amargamente.
Lucas 22,61-62

O OLHAR DE CONTEMPLAÇÃO NO TEMPLO
Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Aí lançou-os olhos para tudo o que o cercava. Depois, como já fosse tarde, voltou para Betânia com os Doze.
Marcos 11,11

O OLHAR DE COMPAIXÃO
Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: “Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?”
João 6,5

Quando ele viu que Pedro e João iam en­trando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: “Olha para nós”. Ele os olhou com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”.
Atos dos Apóstolos 3,3-6

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.