Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a luz de Cristo. Cita os seguintes textos:

A LEI DE DEUS É LUZ
O preceito é uma lâmpada e a instrução é uma luz.
Provérbios 6,23

A SABEDORIA É LUZ
A sabedoria é mais proveitosa do que a insensatez, assim como a luz é mais que as trevas.
Eclesiastes 2,13

A PALAVRA DE DEUS É LUZ
Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.
Salmo 118(119),105

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz (Mt 4,16).
Isaías 9,1

Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.
João 1,6-9

Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8,12

Respondeu-lhes Jesus: “Ainda por pouco tempo a luz estará em vosso meio. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam; e quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz”.
João 12,35-36

10 Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
João 1,10-12

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.
Mateus 5,14-16

“Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram”.
Lucas 8,16

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo”.
Filipenses 2,14-15

“O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!”
Mateus 6,22-23

“É necessário entender esse texto de modo a nos convencer bem de que nossas ações serão puras e agradáveis a Deus se as fizermos com coração simples, isto é, com a intenção sobrenatural, movidos unicamente pela caridade… Porque “a caridade é a plenitude da Lei” (Rm 13, 10). Esse olho significa a intenção com a qual fazemos tudo quanto empreendemos. Se ela for pura e reta, se tiver em vista apenas aquilo que deve orientar todas as nossas ações e feitas em conformidade com ela, necessariamente serão boas. O Senhor denomina “todo o teu corpo” o conjunto de nossas atividades. E o Apóstolo chama de “membros nossos” certas ações que ele desaprova e manda-nos exterminar, dizendo: “Mortificai os vossos membros terrenos: fornicação, impureza, paixão, desejos maus, cupidez e a avareza que é idolatria” (Cl 3, 5), assim como as demais ações desse gênero”.
Santo Agostinho (354-430)
O Sermão da Montanha, 2, 45

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.