Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a glorificação de Cristo. Cita os seguintes textos:

A glória de Deus é a manifestação:
– da Sua presença
– do Seu poder
– da Sua autoridade
– da Sua majestade
– da Sua santidade

Os céus narram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos
Salmo 18,2

Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória
Isaías 6,3

Moisés e Aarão deixaram a assembleia e dirigiram-se à entrada da tenda da reunião, onde se prostraram com a face por terra. Apareceu-lhes a glória do Senhor
Números 20,6

20 O Senhor respondeu: “Eu perdoo, conforme o teu pedido. 21 Mas, pela minha vida e pela minha glória que enche toda a terra, 22 nenhum dos homens que viram a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, que me provocaram já dez vezes e não me ouviram, 23 verá a terra que prometi com juramento aos seus pais. Nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
Números 14,20-23

7 Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória! 8 “Quem é este rei da glória?” É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. 9 Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória! 10 “Quem é este rei da glória?” É o Senhor dos exércitos! É ele o rei da glória.
Salmo 23,7-10

Eu sou o Senhor, esse é o meu nome, não cederei a outrem a minha glória, nem minha honra aos ídolos
Isaías 42,8

E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1,14

23 Respondeu-lhes Jesus: “É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto”.
João 12,23-24

1 Jesus afirmou essas coisas e depois, levan­tando os olhos ao céu, disse: “Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti; 2 e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste. 3 Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado”.
João 17,1-5

22 Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
João 17,22-23

30 É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, 31 para que, como está escrito: quem se gloria, glorie-se no Senhor (Jr 9,23).
1 Coríntios 1,30-31

Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Gálatas 6,14

29 Os que ele distinguiu de antemão, também os predes­tinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. 30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Romanos 8,29-30

“Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso”
Mateus 25,31

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.