Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a exaltação de Cristo. Cita os seguintes textos:

“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”
João 3,14-15

 

“Os homens eram mordidos, olhavam para a serpente e ficavam curados (Nm 21,6-9). O que representavam essas serpentes que mordiam? Os pecados que provêm da mortalidade da carne. E o que significava a serpente levantada? A morte do Senhor na cruz. Com efeito, como a morte veio pela serpente, foi figurada pela imagem da serpente. A mordida da serpente era letal, a morte do Senhor é vital. Olha-se para a serpente, para que a serpente nada mais possa. O que significa isso? Olha-se para a morte, para que a morte nada possa. O que significa isso? Mas, para a morte de quem? Para a morte da Vida, se é que se pode dizer: ‘morte da Vida’; ou melhor, precisamente porque se pode dizer, isso é coisa que admiravelmente se diz. Por acaso, não se deverá dizer o que viria a realizar-se? Hei de hesitar em dizer que o senhor Se dignou fazer por mim? Cristo não é a Vida? E, todavia, Cristo está na cruz. Cristo não é a Vida? E, todavia, Cristo morreu. Mas, na morte de Cristo, a morte foi morta, porque a Vida morta matou a morte, a plenitude da vida engoliu a morte, a morte foi absorvida no Corpo de Cristo”
Santo Agostinho (354-430)
Comentário ao Evangelho segundo João
Tratado 12, 11

 

“Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer”
João 12,32

 

“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”
João 3,14-15

 

E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim”
João 12,32

 

“Que coisas são essas que atrai, senão as almas das quais o Diabo é lançado fora? Não diz: ‘Todos’, mas: Todas as coisas, pois nem todos têm fé. Não se refere à universalidade dos homens, mas à totalidade da criatura, isto é, espírito, alma e corpo, a saber, àquilo porque inteligimos, porque vivemos e porque somos visíveis. Ou, caso se deva interpretar como ‘todos os homens’, podemos dizer: ‘Todos os predestinados à salvação’, ou ainda: ‘Todo tipo de homem, segundo as inumeráveis diferenças que os separam entre si, à exceção do pecado’”
Santo Agostinho (354-430)
Comentário ao Evangelho segundo João
Tratado 52, 11

 

A PRIMEIRA PREGAÇÃO DA IGREJA, NO DIA DE PENTECOSTES
“A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas. Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvis. Pois Davi pessoalmente não subiu ao céu, todavia diz: ‘O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés’ (Sl 109,1). Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo”
Atos dos Apóstolos 2,32-36

 

CRISTO EXALTADO ACIMA DE TODO NOME
“Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”
Filipenses 2,6-11

 

O MISTÉRIO DA PIEDADE
“Sim, é tão sublime – unanimemente o proclamamos – o mistério da bondade divina: manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, anunciado aos povos, acreditado no mundo, exaltado na glória!”
1 Timóteo 3,16

 

1 “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. 3 Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória”
Colossenses 3,1-4

 

“Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus, que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo”
Hebreus 7,26-27

 

20 “Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! 21 Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22 Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23 Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda. 24 Depois, virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação. 25 Porque é necessário que ele reine, até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés. 27 Mas, quando ele disser que tudo lhe está sujeito, claro é que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos”
1 Coríntios 15,20-25

 

“Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”
Mateus 5,16

 

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.