Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 11,2-3 e cita um texto de São Jerônimo:

Mateus 11,2-3 (II) – Mensagem de João Batista

Ὁ δὲ Ἰωάννης ἀκούσας ἐν τῷ δεσμωτηρίῳ τὰ ἔργα τοῦ Χριστοῦ πέμψας διὰ τῶν μαθητῶν αὐτοῦ εἶπεν αὐτῷ· σὺ εἶ ὁ ἐρχόμενος ἢ ἕτερον προσδοκῶμεν

 

Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?”

“Não pergunta como se não soubesse, mas do mesmo modo que perguntava o Salvador sobre Lázaro: ‘Onde o pusestes?’ (Jo 11, 34), para que lhe indicassem o lugar do sepulcro e prepará-los para a fé e para verem a ressurreição de um morto. Também assim João, quando havia de perecer nas mãos de Herodes, envia seus discípulos a Cristo, para que, tendo ocasião de ver Seus milagres e virtudes, cressem n’Ele e aprendessem por meio da pergunta de seu mestre. Que os discípulos de João tiveram certa mordacidade que brota da inveja para com o Senhor demonstra-o aquela pergunta que dizia: ‘Qual a razão por que nós os fariseus jejuamos, e os teus discípulos não jejuam?’ (Mt 9, 14). E, em outro lugar: ‘Mestre, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, de quem deste testemunho, está batizando e todos vão a ele’”.

São Jerônimo (347-420)
Commentarium in Evangelium Matthaei 2, 11, 1