Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 11,2-3 e cita um texto de Santo Ambrósio:
Mateus 11,2-3 (I) – Mensagem de João Batista
Ὁ δὲ Ἰωάννης ἀκούσας ἐν τῷ δεσμωτηρίῳ τὰ ἔργα τοῦ Χριστοῦ πέμψας διὰ τῶν μαθητῶν αὐτοῦ εἶπεν αὐτῷ· σὺ εἶ ὁ ἐρχόμενος ἢ ἕτερον προσδοκῶμεν
Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?”
“Alguns o entendem assim: João era um grande profeta, que havia reconhecido a Cristo e que havia anunciado o futuro perdão dos pecados; mas, como piedoso profeta, não acreditou que havia de morrer Aquele cuja vinda se esperava. Não duvidou, pois, na fé, mas na piedade. Também Pedro duvidou, dizendo: ‘Deus tal não permita, Senhor; não te sucederá isto’ (Mt 16, 22). Aquele príncipe da fé, a quem Cristo não tinha dito ainda que era o Filho de Deus, e que, não obstante, crera (cf. Mt 16, 16), quando se tratava da morte de Cristo, não creu nem mesmo em Cristo. Trata-se de um sentimento de piedade, não de uma falta irreverente […] Para os que são religiosos, por conseguinte, um lapso de amor não impede a fé”.
Santo Ambrósio (340-397)
In Lucam, 5, 98