Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 10,35-36 e um texto de Santo Agostinho:
Mateus 10, 35-36 (III) – Radicalidade do seguimento de Cristo
ἦλθον γὰρ διχάσαι ἄνθρωπον κατὰ τοῦ πατρὸς αὐτοῦ καὶ θυγατέρα κατὰ τῆς μητρὸς αὐτῆς καὶνύμφην κατὰ τῆς πενθερᾶς αὐτῆς, καὶ ἐχθροὶ τοῦ ἀνθρώπου οἱ οἰκιακοὶ αὐτοῦ.
“Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa”
“Aquele que renuncia ao diabo o teve como pai. “E a filha [separar] de sua mãe:” o povo de Deus da cidade deste mundo, quero dizer, a sociedade corrupta da raça humana, chamada nas Escrituras às vezes de Babilônia, às vezes de Egito, às vezes de Sodoma e muitos outros nomes. “A nora [separar] da sua sogra:” a Igreja com a Sinagoga, a quem Cristo, que é o esposo da Igreja, deve seu nascimento segundo a carne. Ora, essas divisões são efetuadas pela espada espiritual, que é a palavra de Deus (cf. Ef 6, 17). “E os inimigos do homem serão os de sua casa”, aqueles a quem as relações mais íntimas o uniram antes”
Santo Agostinho (354-430)
Questiones Evangeliorum, 1, 3