Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 9,20-21 e um texto de São Jerônimo:

Mateus 9,20-21 (IV) – A cura de duas mulheres

Καὶ ἰδοὺ γυνὴ αἱμορροοῦσα δώδεκα ἔτη προσελθοῦσα ὄπισθεν ἥψατο τοῦ κρασπέδου τοῦ ἱματίου αὐτοῦ· ἔλεγεν γὰρ ἐν ἑαυτῇ· ἐὰν μόνον ἅψωμαι τοῦ ἱματίου αὐτοῦ σωθήσομαι

 
Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. Dizia consigo: “Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada”

“No Evangelho segundo Lucas, está escrito que a filha do chefe da sinagoga tinha doze anos (Lc 8, 42). Observa, pois, que essa mulher, ou seja, o povo pagão, começou a estar enferma quando o povo judeu começou a crer. Os vícios não aparecem até que se nos comparem com a virtude. Só mediante a comparação com as virtudes se manifesta o vício. Esta hemorroíssa se aproxima do Senhor não em uma casa nem numa cidade, porque, segundo a Lei, ela estava excluída das cidades, mas no caminho por onde passava o Senhor; de modo que quando ia curar uma, curou a outra. Por isso, os Apóstolos dizem: ‘Era preciso que a vós primeiro fosse dirigida a Palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e julgais a vós mesmos indignos da vida eterna, nós nos voltamos para os gentios’” (At 13, 46).
São Jerônimo (347-420)
Commentarium in Evangelium Matthaei 1, 9, 20