Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre a passagem bíblica de Mateus 9,20-21 e um texto de Santo Ambrósio:

Mateus 9,20-21 (I) – A cura de duas mulheres

Καὶ ἰδοὺ γυνὴ αἱμορροοῦσα δώδεκα ἔτη προσελθοῦσα ὄπισθεν ἥψατο τοῦ κρασπέδου τοῦ ἱματίου αὐτοῦ· ἔλεγεν γὰρ ἐν ἑαυτῇ· ἐὰν μόνον ἅψωμαι τοῦ ἱματίου αὐτοῦ σωθήσομαι

 
Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. Dizia consigo: “Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada”

“Enquanto se apressa o Verbo de Deus em dirigir-se a essa filha do chefe, para salvar os filhos de Israel, a Santa Igreja congregada a partir dos pagãos que, pela queda nos mais baixos delitos, estava em vias de perecer, arrebatou pela fé a salvação que aos outros estava preparada. Pensamos que a presente passagem se deveria explicar suficientemente do ponto de vista moral…, mas queremos abordar, por alto, em breves palavras, o seu sentido místico. Ou por acaso não aconteceu que, tendo vindo o Verbo de Deus para os judeus, foi atraído pelos pagãos, de modo a crerem nele, em primeiro lugar, em virtude da graça, os que não tinham crido em virtude da Lei?”
Santo Ambrósio (340-397)
Expositio evangelii secundum Lucam, 6, 54