Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre as passagens bíblicas de Mateus 9,5-6 e um texto de Santo Ambrósio:

Mateus 9,5-6 (II) – A cura de um paralítico

τί γάρ ἐστιν εὐκοπώτερον, εἰπεῖν· ἀφίενταί σου αἱ ἁμαρτίαι, ἢ εἰπεῖν· ἔγειρε καὶ περιπάτει; ἵνα δὲ εἰδῆτε ὅτι ἐξουσίαν ἔχει ὁ υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου ἐπὶ τῆς γῆς ἀφιέναι ἁμαρτίας– τότε λέγει τῷ παραλυτικῷ· ἐγερθεὶς ἆρόν σου τὴν κλίνην καὶ ὕπαγε εἰς τὸν οἶκόν σου
 
“Que é mais fácil dizer: teus pecados te são perdoados, ou: levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa”

“Esse leito que se manda tomar, que outra coisa significa, senão o fato de que se mande sobrelevar o corpo humano? Esse mesmo leito é o que se lava, a cada noite, por Davi (cf. Sl 6, 7), o leito de dor em que nossa alma jazia doente com o grave tormento da consciência. Mas se alguém se tiver orientado segundo os preceitos de Cristo, o leito já não será de dor, e sim de repouso. Por misericórdia do Senhor, na verdade, começou a ser repouso o que era morte; ele transforma para nós o sono da morte em graça de delícia. E ao homem não só se ordena que tome o leito, mas também que vá para casa, isto é, que volte ao paraíso. Esta é, pois, a verdadeira casa, a primeira que acolheu o homem; e foi perdida não por direito, mas em consequência de um engano. Com razão, portanto, restitui-se a casa, uma vez que viera quem aboliria o laço do engano e restauraria o direito”
Santo Ambrósio (340-397)
Expositio evangelii secundum Lucam, 5, 14