Dom José Falcão faz uma reflexão sobre a justiça de Cristo. Cita os seguintes textos:
EM JESUS CRISTO, ESTÁ TODA A JUSTIÇA
João recusava-se: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!” Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Então João cedeu (Mateus 3,14-15).
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mateus 6,33).
“É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção” (1 Coríntios 1,30).
Agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela lei e pelos profetas. Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção; com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus), e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo. Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, ele manifesta a sua justiça; porque no tempo de sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores. Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus (Romanos 3,21-26).
OBTEMOS A JUSTIÇA DE CRISTO PELA FÉ
“Se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação” (Romanos 10,9-10).
“Não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’” (Habacuc 2,4) – (Romanos 1,16-17).
“Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo! Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida” (Romanos 5,17-18).
“Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5,21).
A JUSTIÇA DOS FARISEUS E A JUSTIÇA DE CRISTO
“Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus” (Mateus 5,20).
“Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5,21).
“Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem. Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento. Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque Cristo é o fim da lei, para justificar todo aquele que crê” (Romanos 10,1-4).
JESUS CRISTO É CHAMADO DE JUSTO NOVE VEZES
Judas Iscariores: “Pequei, entregando o sangue de um justo” – Mateus 27,4
São Pedro: “Vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida” – Atos dos Apóstolos 3,14
O centurião: “Na verdade, este homem era um justo” – Lucas 23,47
Santo Estêvão: “A qual dos profetas não perseguiram os vossos pais? Mataram os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora tendes sido traidores e homicidas” – Atos dos Apóstolos 7,52
Ananias: “O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca” – Atos 22,14
São Paulo: “Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição” – 2 Timóteo 4,8
São Pedro: “Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus” – 1 Pedro 3,18
São João: “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. Aquele que pratica a justiça é justo, como também Jesus é justo” – 1 João 2,1.29;3,7
O anjo das águas: “Tu és justo, tu que és e que eras o Santo, que assim julgas” – Apocalipse 16,5
Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.
Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.