Dom José Falcão faz uma reflexão sobre o sorriso de Cristo:

NO ANTIGO TESTAMENTO

A ternura de Deus
Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me. Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca (Isaías 49,14-15).

O amor eterno de Deus
De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor (Jeremias 31,3).

O sorriso de Deus diante dos seus adversários
Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações? Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo. Quebremos seu jugo, disseram eles, e sacudamos para longe de nós as suas cadeias! Aquele, porém, que mora nos céus, se ri, o Senhor os reduz ao ridículo (Salmo 2,1-4).

NO NOVO TESTAMENTO

Cristo, semelhante a nós em tudo…
Não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado (Hebreus 4,15).

Algumas citações
Cristo na sua infância, em Nazaré (Lucas 2, 51-52)
Cristo numa festa de casamento, em Caná (João 2, 1-12)
Cristo num banquete oferecido por São Mateus (Mateus 9, 10-13)

Cristo exulta de alegria
Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado (Lucas 10,21).

Cristo e as crianças
Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequequinos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará”. Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos (Marcos 10,13-16).

Algumas citações
Cristo e a samaritana (João 4, 1-42)
Cristo e a sírio-fenícia (Marcos 7, 24-30)
Cristo é o centurião romano (Mateus 8, 5-11)
Cristo e os coxos, mudos, surdos e outros enfermos (Marcos 8, 16-17)

A NOSSA ALEGRIA

A nossa alegria, nesta vida
Ficai sempre alegres (1 Tessalonicenses 5,16).
Alegrai-vos sempre no Senhor (Filipenses 4,4).
Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir (Lucas 6,21).

Sorriremos para sempre, no céu
Ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição (Apocalipse 21,3-4).

Ecclesia:
O Ecclesia é um programa de catequese que aborda temas relacionados a doutrina e a fé da Igreja Católica.
A partir da história da Igreja, procura-se desvendar os mistérios da fé, dialogando sobre a doutrina, vida dos santos, dogmas, devoções e as principais festas do calendário litúrgico.
É um programa para todo católico aprender e aprofundar seus conhecimentos no mistério divino, a fim de viver de fato a Igreja católica.

 

Programa inédito: terça, 19h30.
Reprise: domingo, 9h30 e 19h.